Seguindo uma vida saudável e com a rotina de treinos, em alguns momentos a fome aperta e sempre procuramos alguma coisa para saciar essa sensação. Mas é muito importante fazer isso sem sair da dieta, procurando sempre optar por opções saudáveis.
“A melhor escolha para snacks são aqueles que devem ser constituídos por alimentos simples, saudáveis e pouco processados. As fibras e as proteínas são essenciais para garantir a saciedade e devem conter ainda boas fontes de gordura, como sementes ou frutos secos”, informou a nutricionista, Fernanda Santana do Grupo Mateus.
No momento da escolha se deve levar em consideração sempre a quantidade de vitaminas, minerais e gorduras mono e poliinsaturadas. Mesmo contendo gorduras boas, não se deve exagerar nas porções, “os snacks ricos em fibras, elas também são calóricas, e em algumas opções (como a castanha de caju) podem também trazer muito sódio. Então lembre-se: consuma com moderação”, informou a especialista.
Agora que você já se encheu de informações, a nutricionista listou algumas das opções para manter a forma, sem passar fome:
– FRUTAS: Ricas em vitaminas, minerais e fibras, as frutas podem ser consideradas uma opção naturalmente saudável;
– FRUTAS DESIDRATADAS: As frutas desidratadas contêm nutrientes importantes e não é preciso descascar/ cortar, e duram mais tempo. Banana, maçã e abacaxi são as versões mais comuns;
– PIPOCA (SEM ÓLEO): A pipoca é um snack prático, de baixo valor calórico, e que ainda apresenta uma boa quantidade de fibras;
– OLEAGINOSAS: Nozes, avelã, castanha-do-Pará, castanha de caju – as sementes oleaginosas são práticas e deliciosas! Mas não vale abusar!
– CHIPS ASSADOS: Snacks à base de tubérculos, como batata-doce, são ricos em fibras. Mas atenção: procure por opções assadas – há muitas versões fritas;
– BARRAS DE CEREAIS: É uma ótima opção para um lanche rápido e saudável, devemos ficar atentos somente a quantidade de conservantes, gorduras e açúcar que contém na maioria delas.