Cansaço constante, problemas de memória e concentração? Pode ser falta de vitamina B12
Se você sente cansaço extremo, fadiga constante, falta de energia no dia a dia… atenção! Pode ser que não esteja consumindo vitamina B12 suficiente. Carnes, leite, ovos e até mesmo ostras são fontes riquíssimas desse micronutriente tão importante para a saúde. Que tal conhecer essas e ainda mais características para ajustar a sua dieta?
O nutricionista do Grupo Mateus, Marcus Cordeiro, explica que a Cobalamina, tradicionalmente conhecida como vitamina B12, previne uma série de doenças. “Tem como principal função a produção de glóbulos vermelhos, que estão relacionados diretamente a outras funções do nosso corpo, como a prevenção à anemia, o bom funcionamento do sistema sanguíneo e cardiovascular e à disposição e energia, além de melhorar o sono, aumentar o colesterol bom e proteger o sistema nervoso central”, afirma.
Como o corpo humano não produz a vitamina B12, ela deve ser obtida pelo organismo humano através da alimentação. As principais fontes de vitamina B12 são as proteínas: ovos, leites e derivados, carnes e peixes – principalmente os de águas frias, como salmão, atum e trutas. Até as ostras, não muito populares na dieta do dia a dia, são grandes fontes do nutriente.
Como boa parte das fontes de vitamina B12 são alimentos de origem animal, o profissional também destaca a necessidade de suplementação desse nutriente em pessoas veganas ou vegetarianas. Idosos e pessoas que fizeram cirurgia bariátrica também podem precisar dessa suplementação.
“Pessoas com mais de 50 anos podem não ser capazes de absorver adequadamente a vitamina B12 da dieta. Pessoas veganas e vegetarianas também precisam avaliar se é indicada a suplementação, visto que as principais fontes são de origem animal, para que. A Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica recomenda, ainda, que quem passou por esse tipo de cirurgia mantenha o uso contínuo de 1 mg de vitamina B12 oral com data indefinida. Também vale ficar de olho em pessoas que consumam álcool e tabaco, pois essas substâncias podem dificultar a correta absorção dessa vitamina”, lembra.
DEFICIÊNCIA DE VITAMINA
Mas o que acontece quando há deficiência de B12? Fadiga e sensação de cansaço constante, dificuldade para respirar, anemia, constipação, depressão, problema de memória e concentração são sintomas que podem estar associados à falta dessa vitamina. “Mas vale ressaltar que esses sintomas não são necessariamente específicos da falta de vitamina B12. Assim, para um diagnóstico preciso, é fundamental procurar um médico e fazer os exames solicitados para identificar a real causa”, esclarece o nutricionista.