Qual a chance de você abrir a sua geladeira e encontrar ovos armazenados lá? É grande, não é? Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo do produto no Brasil praticamente dobrou nos últimos anos. O último levantamento, realizado em 2021, mostra que cada brasileiro consome 257 unidades por ano. Há 15 anos, segundo a pesquisa, esse número era apenas de 131 unidades por pessoa.
E não é só no treinamento do lendário boxeador dos cinemas, Rocky Balboa, que o ovo é eficaz. Além do sabor e versatilidade no preparo, o alimento acrescenta inúmeros benefícios ao organismo, como explica o chef do Grupo Mateus, Antônio Alcântara.
“O ovo é uma das proteínas mais consumidas no mundo. Com ele, há diversos benefícios, como o auxílio na concentração e na memória, o aumento da massa muscular, a ajuda na perda de peso, no equilíbrio do colesterol, apoio na preparação física e no controle de algumas doenças, entre outros inúmeros pontos positivos”, cita o chef.
Vamos de receita?
E que tal conhecer algumas formas saborosas de aproveitar essa relíquia alimentar? O chef Antônio traz duas dicas de receitas bem interessantes. Um prato de salada de ovo cozido para abrilhantar as refeições e uma sobremesa tradicional da região nordestina de dar água na boca, o famoso quindim, que é feito à base de ovo. Confira:
Salada de ovo cozido
O que precisa?
– ½ kg de batata;
– 8 ovos;
– 250g de maionese;
– 1 colher de chá de sal;
– Coentro;
– Metade de 1 cebola;
– Cenoura ralada.
Modo de preparo
Refoga-se no azeite a cebola, o coentro e o sal, tudo junto. Põe-se a batata já cozida para refogar e mistura-se aos outros ingredientes, inclusive ao ovo cozido em pedaços, finalizando com o acréscimo da cenoura ralada (não precisa ser cozida).
O prato pode ser servido tanto frio, quanto quente.
Quindim
O que precisa?
– 6 unidades de gemas do ovo coada (sem a parte grossa);
– Margarina para untar;
– 250 ml de leite de coco;
– 100 g de coco ralado;
– 250 g de açúcar.
Modo de preparo
Misturando todos os ingredientes, o próximo passo é mexer vagarosamente em movimento circular, até que seja criada uma consistência pastosa.
Depois de untar a forma com margarina e acrescentar o açúcar no fundo, para caramelizar, no mais, é só levar ao forno por 15 a 20 minutos e depois se deliciar com essa receita regional.