Cozido, frito, puro, gema mole ou não. O ovo é extremamente nutritivo, presente na mesa de milhões de brasileiros e nas mais variadas receitas do dia a dia, sendo considerado um alimento completo. “Podemos encontrar no ovo caipira diversos micronutrientes como: proteínas, cálcio, zinco, fósforo, ferro, vitamina A, D, E e vitaminas do complexo B”, destacou a nutricionista do Grupo Mateus, Katia Souza.
Mas afinal de contas, quais os benefícios do ovo caipira para a saúde? De acordo com a nutricionista, são vários. “Por ser fonte de proteína, auxilia na produção de massa muscular e imunidade. Aumenta a saciedade, contribuindo para a perda de peso e melhora a glicemia. As vitaminas presentes, atuam como antioxidantes, prevenindo o envelhecimento”.
O valor energético do ovo caipira é, em média, 70 kcal. Katia recomenda o consumo do ovo cozido, isento de gorduras oriundas da fritura e, consequentemente, menos calórico.
“Para a qualidade do ovo, as aves devem ser criadas livres, a alimentação rica em proteínas e livre de antibióticos. Além da coloração, o ovo caipira possui um sabor mais forte, contém muito mais vitaminas, sais minerais, cálcio do que o comum de granja”, pontuou a nutricionista.
E pra gente encerrar essa leitura, que tal uma receita básica, porém, saborosa utilizando o ovo caipira?
Crepioca com ovo caipira
Ingredientes:
- 1 ovo caipira inteiro
- 1 colher de tapioca
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes numa tigela até ficar homogêneo. Pré-aquecer uma frigideira e unte com azeite. Tampar a frigideira e aguardar as bordas ficarem douradas para virar. Recheie como quiser: legumes salteados, geleias, frango desfiado, queijo branco.