O mundo cor-de-rosa da natureza: alimentos repletos de nutrientes e sabor

11

Desde que o longa metragem “Barbie” estreou nas telonas no último dia 20 de julho, uma onda rosa tomou conta do mundo. A cor passou a fazer parte do vestuário, dos cenários e da paisagem dos brasileiros. Na natureza, a cor também está presente: muito além da beleza visual, os alimentos em cor-de-rosa são fontes ricas de nutrientes essenciais para a saúde.

A nutricionista do Grupo Mateus, Olímpia Fontenelle, explica que a cor rosa presente em frutas e legumes geralmente é resultado da presença de pigmentos naturais como licopeno, antocianinas e betalaínas. “Esses compostos não apenas embelezam nossos pratos, mas também desempenham um papel fundamental na manutenção da nossa saúde e bem-estar”, afirma a especialista.

O licopeno, geralmente encontrado em alimentos como tomate e melancia, é um poderoso antioxidante, associado à redução do risco de doenças cardiovasculares e ao combate dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. E, quando se pensa em fruta cor de rosa, o primeiro alimento que vem à mente é a pitaya, correto: Pois saiba que, além de refrescante, essa fruta é rica em vitamina C, cálcio e magnésio. “Essas são substâncias importantes para o sistema imunológico, para os ossos e os dentes”, enumera a nutricionista.

Já entre os legumes, o rosado mais comum é o da beterraba e dos rabanetes. “A beterraba é uma excelente fonte de ferro e potássio, contribuindo para a saúde do sistema cardiovascular e para o bom funcionamento do sistema nervoso. Os rabanetes são ricos em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e em fibras, que auxiliam na digestão. O repolho roxo, com sua tonalidade rosa-arroxeada, é uma fonte valiosa de antioxidantes, vitamina C e vitamina K. Contribui para a saúde óssea, redução do colesterol e proteção contra danos causados pelos radicais livres. Todos são ótimas opções para saladas e acompanhamentos”, recomenda Olímpia.

Incluir alimentos cor-de-rosa em nossa dieta é uma forma divertida, deliciosa e saudável de aproveitar os benefícios oferecidos por esses pigmentos naturais, mas é importante lembrar que uma dieta equilibrada deve abranger alimentos de várias cores. “Assim, você garante a ingestão de nutrientes diversos e essenciais”, reforça a nutricionista”.

Notícias Relacionadas