O Grupo Mateus e o Governo do Maranhão lançam, nesta segunda-feira (30), o Programa Jovem Tech, uma iniciativa de capacitação em Tecnologia da Informação (TI). O objetivo principal é capacitar mão-de-obra local para atuar na área de programação. A iniciativa visa fomentar a entrada de jovens provenientes de escolas públicas no mercado de trabalho e atender à demanda das empresas locais por profissionais com habilidades em programação. A solenidade de lançamento do Programa acontecerá no Salão de Atos do Palácio dos Leões.
No governo do Maranhão, o programa é desenvolvido por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (Fapema). O público-alvo são pessoas residentes no estado do Maranhão, maiores de 18 anos, que tenham concluído o ensino médio entre 2019 e 2023 em escolas da rede pública de ensino. A primeira turma do programa contará com 60 participantes.
A seleção dos candidatos ocorrerá por meio de um edital público lançado pela Fapema. O processo de seleção compreenderá, entre outras etapas, uma prova de lógica e português, a ser realizada em ambiente online; e uma dinâmica de grupo, de caráter presencial.
O Programa Jovem Tech será executado em ciclos de seis meses, com início previsto para janeiro de 2024. As atividades acontecerão presencialmente no espaço Black Swan, com aulas nos períodos matutino e vespertino. Em um turno, os participantes receberão treinamentos de hard skills nas trilhas de aprendizado de Front End, Back End, Dados e Business Intelligence pela manhã. Duas vezes por semana, os jovens receberão capacitações em soft skills, incluindo comunicação, liderança, oratória e trabalho em equipe.
Ilson Mateus, fundador e presidente do conselho administrativo do Grupo Mateus, destacou a relevância do programa e a importância da formação de mão-de-obra na área de TI. Ele ressaltou o compromisso social do Grupo Mateus com a geração de empregos e o desenvolvimento das localidades em que a empresa atua.
“O Jovem Tech representa uma oportunidade única para estudantes de escolas públicas. Em parceria com o Governo do Maranhão, queremos
contribuir com a formação de qualidade na área da tecnologia para esses jovens, descobrir talentos e abrir portas para o mercado de trabalho e impulsionando o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Ilson Mateus.
Sobre o Grupo Mateus
Com lojas nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Paraíba, o Grupo Mateus é hoje a terceira maior rede varejista do Brasil, e a maior do Norte e Nordeste. A Companhia atua com operações no varejo de supermercados, atacarejo (“cash and carry”), atacado, móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, central de fatiamento e porcionamento.
O Grupo Mateus está presente em mais de uma centena de cidades, com 249 lojas em operação, 72 de varejo, 72 de atacarejo e 105 de eletro. Por estado, são 132 lojas no Maranhão, 74 no Pará, 12 no Piauí, 11 no Ceará, 2 em Alagoas, 6 na Bahia, 7 na Paraíba, 1 em Sergipe e 4 em Pernambuco.