Grupo Mateus ultrapassa a marca de 90% da energia proveniente de fontes renováveis

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Investimento evita a emissão de mais de 120mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera

O Grupo Mateus ultrapassou, no ano passado, a marca de 90% da sua energia proveniente de fontes verdes e renováveis. Atualmente, segundo dados fornecidos pela companhia, 92% da energia utilizada para abastecimento de lojas, centrais de distribuição e centros de produção é solar, eólica ou proveniente de biogás. 

De acordo com o analista de gestão de energia do Grupo, Breno Pinheiro, a meta é que, até 2025, 95% da energia seja proveniente de fontes limpas, com perspectiva de 100% até 2030. As bandeiras de Mix Mateus, Hiper Mateus e Mateus Supermercados, assim como as indústrias de pães e massas, já utilizam fontes verdes de energia desde 2016 – configuração que é seguida pelas novas lojas. “Possuímos uma equipe interna focada na gestão de energia, em busca de oportunidades e tecnologias para tornar o consumo de energia cada vez mais eficiente”, explica.

Energia verde

Com objetivo de tornar ainda mais sustentável a cadeia de valor da empresa, o Grupo Mateus fechou parceria, até o ano de 2030, com a Ômega Energia, referência em investimentos no setor de geração de energia limpa e a maior detentora de ativos operacionais renováveis do país. O investimento evita a emissão de mais de 120mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera, além de representar economia significativa para o Grupo. 

“Trata-se de uma energia limpa, renovável e com custo competitivo. Assim, o nosso plano de expansão na região Nordeste segue pautado em sustentabilidade e contribuindo com a preservação do meio ambiente. Estamos muito felizes em poder gerar desenvolvimento e oportunidades” afirma o fundador e presidente do conselho administrativo do Grupo Mateus, Ilson Mateus. 

No Pará, por sua vez, o funcionamento de todas as lojas é garantido a partir do biogás. É o caso, ainda, de cerca de dez lojas da bandeira Eletro Mateus no Maranhão. Breno Pinheiro explica que, nesses casos, o biocombustível é gerado a partir dos resíduos produzidos pelas próprias lojas. “Internamente, costumamos brincar que o lixo que produzimos vira energia”, conta ele.

Monitoramento

A equipe dedicada à gestão de energia do Grupo desenvolveu, ainda, um software próprio para a gestão energética: o Sistema de Gerenciamento de Energia (Sisgen). Com esse dispositivo, é possível extrair dados de forma automática para acompanhamento dos principais indicadores de energia. 

“Acompanhamos a curva horária de carga, a fim de identificarmos comportamentos irregulares no consumo de energia. Assim, conseguimos identificar desperdício de energia, seja porque um ar condicionado ficou ligado por mais tempo que o necessário, seja devido a alguma questão mecânica. Com esse sistema, também identificamos se houver erros na medição de energia para o faturamento”, exemplifica.

O Sisgen é integrado à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o que auxilia na gestão do mercado de curto prazo no mês a mês. Além disso, estratégias que focam no uso correto da energia acontecem por meio de campanhas de conscientização de consumo eficiente nas lojas e cada uma possui uma meta própria de consumo, a fim de evitar desperdícios.

Saiba mais

Quarta maior rede varejista do país e a maior do Norte/Nordeste, o Grupo Mateus conta com mais de 30 anos de experiência no mercado. Atualmente, são 236 unidades em operação, sendo 70 de varejo, 60 de atacarejo e 106 de eletro. Por estado, são 130 lojas no Maranhão, 75 no Pará, 13 no Piauí, 5 no Ceará, 2 em Alagoas, 6 na Bahia, 3 na Paraíba, 1 em Sergipe e 1 em Pernambuco.

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