Ao todo oito atletas maranhenses foram convocados para as Olimpíadas de Tóquio, todos atletas do Centro de Treinamento Maranhense (CTM), um clube de atletismo profissional, patrocinado pela Sedel e Governo do Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte em parceria com o Grupo Mateus desde 2020.
Ilson Mateus, Presidente Grupo Mateus, garante que é uma satisfação para o grupo dar suporte para os atletas. “É um orgulho muito grande poder ajudar esses atletas maranhenses a treinar aqui no estado e levar o nosso nome para essa olimpíada. Desejamos muita sorte para eles, que eles possam fazer bonito em Tóquio. Só a participação deles nessa olimpíada já nos deixa muito felizes”
Os atletas convocados foram Rodrigo Pereira (100m rasos e revezamento 4x100m masculino), Ana Carolina Azevedo (200m e revezamento 4×100 feminino), Alexsandro do Nascimento Melo (salto em distância e salto triplo), Eduardo de Deus (110m com barreiras), Thiago do Rosário (800m e 1.500m), Geisa Muniz (revezamento 4×400 misto), Bruna Jéssica (revezamento 4x100m feminino) e João Henrique Falcão (revezamento 4×400 misto).
O atleta maranhense João Henrique Falcão foi convocado para a seleção brasileira de atletismo, é natural de Timon, tem 22 anos e começou no atletismo nos Jogos Escolares Maranhenses, os JEM`s em 2016, primeiro ano que o Maranhão teve sua primeira medalha de ouro no revezamento Medley, conta como recebeu a notícia da convocação para a Olimpíada.
“Não sei o que eu faço. Não sei se choro, ou se sorrio, ou se fico parado. Eu tô em choque. Só posso agradecer a Deus, ao meu treinador, ao CTMA, ao Governo do Maranhão, à Confederação Brasileira de Atletismo por todo apoio e confiança e ao incentivo do Grupo Mateus, se não fosse esse apoio eu não teria ido às competições e onde eu tive o índice para qualificação para o campeonato mundial, marca que eu me levou a convocação para as Olimpíadas”.
Antônio Nilson de Souza, é o treinador de João, ele avalia que o suporte do Grupo Mateus foi fundamental para os treinamentos. “Com certeza o fato de treinar dentro do nosso estado só foi possível pelo apoio do Grupo Mateus, que deu toda essa estrutura para que a gente pudesse treinar com tranquilidade e poder ir às competições e na certeza de trazer bons resultados e agora o João está pronto para representar muito bem o Brasil, o nosso Maranhão e carregando o Mateus no peito do lado do coração”.
O Centro de Treinamento Maranhense realiza atividades desde a formação de base, com escolinhas em Codó, Timon e São Luís, atendendo 170 crianças, até o alto rendimento, com uma equipe composta por 30 atletas profissionais.
Para José Codó, coordenador técnico do CTMA e atleta maranhense ouro olímpico em Pequim, conta que as convocações para as Olimpíadas são resultado de muito trabalho. “Eu fico muito feliz, muito honrado, isso tudo é fruto de um trabalho, isso é fruto de um projeto que está sendo que está se tornando grande devido aos patrocinadores como o Grupo Mateus, isso mostra um pouco de incentivo que tá que tá sendo colocado, que os atletas não tinham uma oportunidade e agora estão começando aparecer, então a gente fica muito feliz e estamos aí mostrando a força do Maranhão”.