Grupo Mateus inicia nova turma de formação de líderes

11

“A maior riqueza que uma pessoa pode conquistar é o conhecimento”. Certamente muitos de nós crescemos ouvindo esta frase dita pelos pais e nossos avós. É uma das muitas palavras de incentivo que eles dão para que os filhos e netos não abandonem os estudos e busquem uma formação profissional. Quando o diploma vem, o mercado de trabalho cobra, além da qualificação, constantes reciclagens para que ninguém fique atrasado em relação às dinâmicas e mudanças trazidas pela modernidade para o ambiente de trabalho.

Isto não é utopia. É a realidade que faz parte do crescimento pessoal e profissional de homens e mulheres. Talentos precisam ser incentivados, alguns lapidados e os caminhos se tornam mais promissores quando organizações dão oportunidades e incentivam os seus colaboradores a continuarem investindo na carreira. Ganham os profissionais, as instituições e, é claro, a sociedade como um todo.

Esta semana, 114 trabalhadores de diversos setores do Grupo Mateus deram início a formações que vão durar de seis meses a um ano e  torná-los líderes em empreendimentos que serão inaugurados em breve na região Nordeste do Brasil. Isto porque, antes mesmo de dar início a um audacioso projeto de expansão, a Companhia já mantém, desde 2013, a Universidade Mateus (UNIMATEUS).

São quase dez anos de formação de profissionais que vem crescendo dentro da organização e fazendo parte da trajetória da maior empresa de varejo alimentar do Norte/Nordeste do Brasil.

As novas turmas foram formadas por colaboradores que atuam nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. São 107 trainees de gerente de setor (hortifrúti, peixaria, frente de loja, açougue, reposição, prevenção de perdas, depósito e padaria), que irão passar por uma formação durante 6 meses. Além deles, há 7 trainees de subgerente, que terão 1 ano de formação.

A primeira turma já começou em Teresina, menos de uma semana depois da formatura de uma turma em Sobral (CE). 

Segundo a coordenadora de Educação Corporativa do Grupo Mateus, Lurdiany Santos, a formação técnica e comportamental inclui ensino teórico em sala de aula e prática dentro das lojas da empresa. “A missão, agora, é acompanhar o desenvolvimento de cada um para que no final do processo tenhamos colaboradores aptos para liderar e assumir novos desafios que virão no nosso plano de expansão nos estados do Piauí e Ceará”, ressaltou.

Durante o mês, eles ficarão uma semana em sala de aula aprendendo disciplinas para estimular, cada um, a ser  “líder de si”, “líder do outro” e “líder de negócios”. O restante do mês será nas lojas, passando pelas aulas práticas. Cada um deles terá um padrinho que vai auxiliá-los no início. “Em paralelo eles estarão sendo acompanhados por analistas que vão avaliar o desempenho individual”, acrescentou Lurdiany.

As novas turmas da UNIMATEUS estão nas cidades de Caxias, Timon, Teresina, Floriano, Parnaíba, Tianguá e Piripiri.

Notícias Relacionadas