3ª maior empresa de varejo alimentar do país tem como foco o segmento de atacarejo
Fundado há 36 anos em Balsas, cidade do Maranhão movida pelo agronegócio, o Grupo Mateus tem se consolidado como uma das maiores empresas do varejo alimentar do Brasil. De acordo com o ranking de 2023 da ABRAS, Associação Brasileira de Supermercados, a companhia passou a ocupar o terceiro lugar com faturamento de R$ 24,6 bilhões em receita bruta no ano passado.
Com a inauguração simultânea de duas novas lojas na próxima sexta-feira, 12, em Fortaleza e Maranguape, no Ceará, o Grupo somará 240 unidades de negócio. A operação da empresa está concentrada no Norte e Nordeste, tendo acelerado seu plano de expansão a partir da abertura de capital, em outubro de 2020. À época, o Grupo Mateus foi protagonista do maior IPO daquele ano, captando R$ 4,63 bilhões.
O foco da abertura de novas lojas está na operação de cash and carry, os chamados atacarejos. O presidente do Grupo Mateus, Jesuino Martins, comentou sobre um diferencial que tem sido decisivo para o crescimento da empresa no setor. “Nossas lojas de atacarejo oferecem serviços, além de um mix de produtos variado e preços competitivos. O consumidor encontra tudo em um só lugar, o que garante economia, praticidade e comodidade na compra. Este modelo pioneiro tem fidelizado os clientes e nos feito conquistar a confiança dos consumidores nas novas cidades aonde chegamos”, explicou.
O CEO da companhia está se referindo, mais exatamente, à peixaria, açougue, padaria e setor de hortifrúti das lojas. Ainda como modelo inovador, o Mix Mateus – bandeira de atacarejo do Grupo – possui o Boteco Gelado. Instalado na área externa da loja, o setor de venda exclusivamente de bebidas, possui caixa independente, o que permite ao cliente comprar a bebida já gelada e própria para consumo ou revenda, sem precisar entrar na loja para adquirir os produtos.
Com a inauguração das duas lojas no Ceará, a empresa – genuinamente nordestina – está gerando 600 novos empregos. Os colaboradores do Mix Mateus do bairro Henrique Jorge, em Fortaleza, e os da unidade do município de Maranguape, passam a integrar um quadro que ultrapassa 48 mil funcionários.
A chegada do Grupo Mateus no Ceará data de 2021 quando foram inauguradas as lojas de Tianguá e Sobral. No ano seguinte, a companhia abriu um Mix Mateus em Itapipoca, depois vieram as lojas de Quixeramobim, Crateús e Maracanaú. Somente no estado, a empresa é responsável por mais de 3 mil empregos formais. Com a continuidade da expansão do Grupo em terras cearenses e previsão de inauguração ainda nas cidades de Canindé, Juazeiro e Aracati, este número deve chegar a mais de 4 mil.
“Gerar emprego, renda, oportunidade de crescimento e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões Norte e Nordeste faz parte da nossa missão”, enfatizou o fundador do Grupo Mateus, Ilson Mateus.
As lojas Mix Mateus de Henrique Jorge e Maranguape abrirão, simultaneamente, nesta sexta, 12, às 7h. Ambas funcionarão de segunda a sábado, das 7h às 22h e no domingo, das 7h às 18h.
O Grupo Mateus em números:
- Presença:100 cidades
- Lojas de varejo: 70 de varejo
- Lojas de atacarejo: 64
- Lojas de eletro: 106
- Por estado: 130 lojas no MA, 75 no PA, 13 no PI, 8 no CE, 2 em AL, 6 na BA, 4 na PB, 1 em SE e 1 em PB
- Centros de Distribuição: 14
- Mix Mateus (Henrique Jorge): 3.083 m2 área de venda, 220 vagas p/carro, 65 vagas p/motos
- Mix Mateus (Maranguape): 3.039m2 área de venda, 181 vagas p/carro, 27 vagas p/motos