Quem disse que fruta não pode ser sobremesa? Cada canto do país tem um doce típico para chamar de seu e, nesse contexto, aqueles preparados com frutas estão entre os que ganham mais destaque. “Caju, coco, banana, jaca, goiaba… são frutas bem presentes na nossa região e que rendem pratos muito bons”, garantiu o chef Antonio Alcântara, do Spazio Mateus.
Quando se trata de culinária nordestina, a presença das frutas é ainda mais forte. E foi nessa tendência que o Spazio Mateus foi buscar inspiração: agora, a praça de alimentação do Spazio Mateus da Cohama conta com uma mesa voltada só para os doces regionais. No cardápio, doce de caju, banana, jaca, mamão e abacaxi, além de pera ao vinho e cocada, nas versões branca e cremosa.
O cardápio de sobremesas regionais agora é diário e, segundo o chef, tem tudo para ganhar a preferência. Isso porque a inspiração é nas receitas tradicionais dos diversos cantos do Nordeste. “Vamos mostrar toda essa variedade de frutas que temos e reforçar que é possível criar muita coisa com elas”, explicou.
ESTAÇÃO
A iniciativa faz parte, ainda, da valorização dos produtos regionais e das frutas da estação – o que significa, na prática, produtos mais frescos. Substituir preparos industrializados por um doce de frutas é melhor não só para o bolso, mas para a saúde também. “O nosso preparo é todo artesanal, e ao preservar as receitas do tempo das nossas mães e avós, contribuímos também para valorizar a nossa cultura do Nordeste”, disse o chef Antonio.