Trabalho, família, lazer, compras para abastecer a casa… Com a correria do dia a dia, otimizar e agilizar o processo de alimentação, armazenando adequadamente os alimentos, é um processo cada vez mais importante. Quando se trata de vegetais, então, a forma de armazenamento é determinante para a conservação. Você tem guardado seus vegetais da maneira correta?
O nutricionista do Grupo Mateus, Marcus Cordeiro, explica que, guardando corretamente, é possível preservar muitas propriedades nutricionais dos produtos. Em relação aos folhosos, como alfaces, acelgas e cheiro verde, por exemplo, a principal dica é que, após a higienização completa, é preciso secar bem, escorrendo toda a água para depois serem armazenados.
“Também é muito importante que não sejam guardados em sacos a vácuo ou sacolas de plástico totalmente lacradas e fechadas, os folhosos precisam respirar! Então, o mais indicado é armazenar dentro de uma vasilha semi tampada, e com papel toalha no fundo para absorver toda a água restante ”, orienta o nutricionista.
No caso dos tubérculos, como as batatas e macaxeiras a melhor opção é armazenar em lugares secos, sem ação da luz solar. Assim como a cenoura, são alimentos sensíveis à umidade, então nada de geladeira para eles!
Já as cebolas devem ser acomodadas inteiras em vasilha aberta, em um ambiente seco e arejado, e serem consumidas em no máximo sete dias após a compra. “Se falarmos de cebolas cortadas, aí sim podemos condicioná-las em geladeira, porém, limitando o período de consumo em, no máximo, dois dias”, explica Marcus.
Apesar de a maioria das pessoas acharem que o correto é armazenar tomates na geladeira, a melhor opção também é guardá-los em temperatura ambiente, fora de sacos plásticos e recipientes fechados. “O resfriamento impede que ele amadureça direito, diminuindo propriedades como suculência e maciez”, explica Marcus.
Observou as dicas do nutricionista? Então reorganize os vegetais que já estão por aí na sua casa para garantir que eles durem por mais tempo e conservem os nutrientes na hora de consumir