Nutricionista alerta sobre os riscos à saúde se não forem trocadas
“Sou um utensílio durável, e indispensável nos lares. Fico na área da cozinha e sirvo para preparar as suas refeições: quem sou eu?” Presente no dia a dia dos brasileiros, as panelas são fabricadas com diversos materiais: inox, alumínio, cerâmica, barro, vidro… Mas você sabia que elas possuem tempo de vida útil e que, se não forem trocadas, podem representar um risco à saúde?
A nutricionista do Grupo Mateus, Maria Oliveira, explica que o tempo de vida das panelas depende do material e da forma de manuseio. “Quando elas apresentarem defeitos decorrentes de desgaste, após muito tempo de uso, ou manuseio inadequado, há indicativo de troca”, orienta.
Se não forem trocadas, o risco é que os metais presentes na fabricação desses utensílios seja liberado na comida. O consumo dessas substância está relacionado a diversas doenças, como Alzheimer, Parkinson e doenças autoimunes, entre outros.
De acordo com a profissional, as panelas de vidro e cerâmica são as que possuem maior durabilidade. Outra vantagem é o fato de serem atóxicas e não reterem odor dos alimentos. Já as panelas de aço inoxidável também tem pontos positivos, já que são resistentes à corrosão e ferrugem.
O alerta para o tempo de vida útil das suas panelas foi dado! E, então, está na hora de trocar as da sua casa?