Entrando em forma, com o pão de forma

11

A busca por uma alimentação equilibrada e saudável é uma preocupação constante para muitas pessoas e, quando se trata do consumo de pães, o de forma é frequentemente alvo de questionamentos. Afinal, será que ele engorda ou não?

A nutricionista do Grupo Mateus, Edleude Barros, explica que o pão de forma é uma boa fonte de energia, além de ser bastante comum na mesa da maioria das famílias. Porém como todo alimento, deve ser consumido de maneira balanceada para que não venha a se tornar vilão na dieta. “O consumo em excesso acarreta um aumento desnecessário de carboidrato e, consequentemente, de gordura corporal. Mas o pão pode sim estar incluído em uma dieta balanceada com quantidade adequada de cada nutriente, podendo oferecer índices glicêmicos até menores que o da tapioca e do cuscuz”, completa Edleude.

Qual a forma ideal de consumo?

A forma de consumir pode ser variada, dependendo do objetivo. Por exemplo, no café da manhã, por ser uma das refeições mais importantes do dia, o consumo ideal seria na sua forma integral. Neste caso, o pão de forma é uma fonte de fibras, que garante o fornecimento de energia. Para equilibrar, é importante acrescentar uma fonte de proteína e uma fruta. 

Já no pré-treino, pode ser consumido em sua forma integral com uma fonte de proteína. No jantar, o pão também pode estar presente, se acompanhado de vegetais. Até o pão de forma tradicional tem lugar na dieta, segundo a nutricionista do Grupo Mateus. Experimente consumi-lo no pós-treino, para a absorção rápida do carboidrato e ajudar na recuperação muscular.

Pão de (várias) formas

Atualmente, o mercado oferece diversos tipos de pães de forma. Os mais comuns são o branco, integral e light. 

Edleude explica as propriedades de cada um e nos ajuda a entender o encaixe perfeito para cada tipo diferente de dieta. “O pão de forma branco é o mais comum, feito com farinha branca simples, de rápida absorção devido ao alto índice glicêmico e com poucas fibras. Já o pão de forma integral, que contém 100% ou parte da farinha integral, tem um menor índice glicêmico, é rico em fibras e é indicado para dietas de emagrecimento e pós-treinos. Por sua vez, o pão de forma light possui 25% menos calorias e também pode ser encontrado na versão integral”, finaliza.

Notícias Relacionadas