Rede logística própria e oferta de serviços são diferenciais da empresa para atingir a meta
Dois anos após ter feito a abertura de capital na bolsa de valores, a maior rede varejista do Norte e Nordeste e a quarta maior rede de varejo alimentar do Brasil quer abrir novas lojas em mais seis estados brasileiros. A previsão é de 45 a 50 lojas por ano, com presença forte do formato atacarejo, que já virou assinatura do Grupo e tem sido a principal estratégia para desbravar novas regiões.
A expansão para os novos estados inicia já no mês de fevereiro, com a abertura das primeiras lojas em Pernambuco e na Bahia. Serão dois atacarejos, um em Petrolina (PE) e outro em Juazeiro (BA). O início da expansão pelo Vale do São Francisco, importante pólo produtor de frutas, tem importância estratégica e é um marco na história do Grupo Mateus. De lá, a perspectiva para os próximos anos é alcançar, além de cidades próximas, estados como Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba.
“Estamos vendo possibilidades muito grandes de expansão e crescimento, considerando o tamanho dos mercados que temos para atender com o nosso modelo de negócios, que foi muito testado e desenvolvido ao longo dos anos em que já trabalhamos”, avaliou o head de relações com investidores do Grupo Mateus, Marcelo Korber.
Segundo Korber, o sucesso da política de expansão é resultado do multiformato, com lojas nos modelos atacarejo, hipermercados, supermercados menores e eletro, além de um sistema de logística próprio que, ao favorecer o abastecimento em cidades menores, se tornou uma importante vantagem competitiva.
“Quando vamos abrir uma nova loja, pensamos na constituição de uma rota, instalando um centro de distribuição local e abrindo uma loja de atacarejo. Daí, aproveitamos o trajeto que os caminhões já fazem e vamos abrindo lojas de bandeiras menores. Assim, ganhamos em eficiência logística e financeira”, explicou.
ESTRATÉGIAS
Lojas de atacarejo, bem como de supermercados para cidades menores, deverão ser a tônica dessa expansão nos próximos anos. “Nos últimos anos, estamos vendo o formato cash and carry ganhar relevância. Vamos surfar essa onda de crescimento, temos uma visão de longo prazo dela”, afirmou Korber.
A estratégia abrange ainda bandeiras menores, de supermercados para cidades pequenas, com um nível de concorrência mais brando que o das grandes capitais. “A gente olhava para as cidades do interior e via essas localidades completamente desabastecidas, com as pessoas tendo que dirigir 45, 50 minutos para fazer a sua compra da semana. O nosso diferencial logístico permite atender a essas localidades”, afirmou.
Outro ponto importante dessa política de crescimento é o formato digital – um processo que foi acelerado com a pandemia da Covid-19 e que agora tem bases prontas. Em 2021, as diversas plataformas de atendimento ao consumidor foram agrupadas no Mateus Mais. Hoje, o aplicativo conta com a carteira digital com cashback, delivery, eletro e as vendas para empresas. O Grupo também já dialoga com parceiros para desenvolver serviços financeiros, como contas digitais.
Mesmo considerando temas como a inflação e a pandemia da Covid-19, o cenário ainda é considerado otimista. “A gente vê um cenário mais otimista que a média geral. Acreditamos na melhora do ambiente de consumo nas cidades do Nordeste e vemos o ano de 2022 com muito otimismo. Será um marco importantíssimo para o futuro da empresa”, concluiu.