Dicionário do Macarrão: aprenda a combinar as variedades desse coringa da cozinha

11

Ele é apreciado em todo o mundo por sua variedade de tipos, texturas e capacidade de se adaptar a diversas receitas. Estamos falando dele mesmo: o macarrão, ideal tanto para quem não quer perder tempo na cozinha quanto para quem deseja se arriscar em receitas mais elaboradas. 

A analista de marketing do Spazio Mateus, Karol Lobato, reforça que o produto está entre os queridinhos da cozinha. “É um alimento incrivelmente versátil, que agrada a diversos paladares e existe em diversas formas, tamanhos e texturas. O macarrão se tornou uma opção acessível, que faz parte da vida de muitas pessoas, tanto pela pela praticidade no preparo quanto pelo sabor”, avalia. 

Uma das versões mais adotadas atribui aos chineses a origem dessa iguaria, por volta de 2.500 a.C., quando as pessoas perceberam que era possível moer cereais e misturá-los com água para obter uma pasta. De lá para cá, naturalmente, a variedade do produto e as combinações possíveis só aumentaram. Você conhece todas elas e sabe como prepará-las? Seguem algumas dicas: 

  1. Cabelo de Anjo: Este macarrão fino e delicado é perfeito para sopas, como a famosa “canja de galinha” e pratos leves de frutos do mar. Ele possui uma textura bem leve e um gosto sutil.
  1. Lasanha: Camadas de massa intercaladas com molho e recheio, a lasanha é um clássico do final de semana e uma verdadeira comfort food. Para o recheio, você pode investir em carne, queijo, vegetais ou até cogumelos.
  1. Ravioli: Mais uma na linha das massas recheadas. O ravioli pode ser feito com uma variedade de ingredientes, como queijo, espinafre, carne ou abóbora. Dica: além de molho de tomate, você pode usar manteiga derretida para incrementar o molho. 
  1. Talharim: Também conhecido como “fetuccini”, este macarrão largo é excelente para absorver molhos mais pesados, como o bolonhesa. Vale lembrar que este tipo de massa é favorito em muitos pratos italianos tradicionais.
  1. Fusili: O que você acha deste macarrão em formato de parafuso? Os especialistas na cozinha afirmam que seu formato espiral faz com que ele seja ótimo para reter molhos. Assim, ele é perfeito em saladas de macarrão, com pesto ou em pratos de forno gratinados.
  1. Espaguete: Um clássico! O espaguete é amado em todo o mundo e é ideal para pratos básicos. Sirva com molhos à base de tomate ou mesmo na versão simples ao alho e óleo. Ele também vai bem com frutos do mar ou almôndegas.

Notícias Relacionadas