O Dia dos Pais está chegando e a vontade de montar uma programação impecável se torna uma preocupação dos filhos que querem surpreender e tornar a data bem agradável. Entre presentes, carinhos e homenagens, nada melhor do que um almoço especial e, que tal um churrasco para completar a festa e torná-la perfeita?
Tem vontade de fazer um churrasco, mas precisa de alguma ajuda para dar um upgrade no cardápio? Não se preocupe, os chefs do Grupo Mateus, Antônio Alcântara e Iury Mateus vão te ajudar dando dicas que cabem em qualquer bolso e dão água na boca.
Uma dica acessível economicamente e que não deixará a desejar, passa pela escolha das carnes. “As pessoas podem optar pelo contrafilé e o coxão mole. A linguiça toscana e o filé de frango também são ótimas escolhas para os pais que não gostam ou preferem alternar as opções bovinas”, comenta o Chef Antônio.
Não podemos esquecer as tradicionais e amadas. A picanha, maminha, chorizo, costela, são opções certeiras para aquele churrasco mais gourmet. Essas são algumas das carnes mais adoradas pelos brasileiros e possibilitam um churrasco delicioso.
Um bom brasileiro gosta daquela carne assada molinha, bem macia, possível nos tipos de carne, tal como o patinho, a chuleta e a fraldinha, escolhas que segundo o chef, são de carnes com uma menor quantidade de fibras e por isso a maior possibilidade de ter maciez no resultado.
Acompanhamentos
O chef Iury indica algumas opções de molhos e explica que tudo depende da cultura e gosto de cada família, há aqueles que prefiram um vinagrete clássico, já outros preferem um chimichurri, tradicional no sul do Brasil e em países como a Argentina e Uruguai, além das ervas prontas.
A bebida é um acompanhamento indispensável. Os chefs indicam a inseparável parceira dos churrascos, a cerveja, mas aí, nem precisa de dica, já que o brasileiro é um bom entendedor e consumidor nato da velha cervejinha, claro, para os papais que curtem e podem consumir. Lembrando que o consumo deve ser feito sempre com moderação.
Sobremesa
Todo bom churrasco deve ser acompanhado de uma boa sobremesa, dando o equilíbrio ideal no paladar para quem acabou de degustar uma carne assada.
A pessoa que está planejando um combo sem erro na programação do Dia dos Pais, fiquem atentos às dicas dos chefs do Grupo Mateus, que citam o pudim e, para os filhos que querem surpreender e ousar, podem optar pela banoffee, uma cremosa torta de sobremesa que tem como base a banana.
Segue a receita da banoffee abaixo:
Ingredientes
· 400g de doce de leite pronto;
· 3 xícaras de bananas cortadas em rodelas;
· 400g de nata;
· 1 pacote de biscoito maisena moído;
· 200g de margarina culinária;
· 1 colher de chá de canela em pó para polvilhar.
Modo de preparo
· Misture o biscoito triturado (tipo farinha, bem fininho) com a margarina culinária, com a ponta dos dedos, até formar uma massa lisa. Forre o fundo de uma forma de abrir (fundo falso), e asse por apenas 10 minutos, em forno preaquecido a 180°C. Retire. Deixe a massa esfriar;
· Coloque o doce de leite sobre a massa já fria. Alise para ficar plano;
· Pique as bananas em rodelas, e distribua-as sobre o doce de leite;
· Coloque a nata por cima (se preferir, pode batê-la para deixar em ponto de chantilly), e alise;
· Pegue uma peneira pequena, e espalhe a canela por cima passando-a pela peneira, para que pulverize melhor por toda a torta;
· Deixe na geladeira por 3 horas antes de desenformar.