Especialistas ensinam receitas e dão dicas para balancear o cardápio
Neste domingo, 20 de março, é comemorado em todo o mundo o Dia Mundial sem Carne. A data existe desde 1985 e foi criada por organizações não governamentais, como estratégia para fomentar uma alimentação vegetariana. Atualmente, 14% dos brasileiros, segundo pesquisa Ibope, se autodeclaram vegetarianos.
A nutricionista do Grupo Mateus, Larêssa Taise dos Santos, explica que uma alimentação vegetariana ou vegana pode oferecer os mesmos benefícios nutricionais de um cardápio que inclua animais e derivados. “É importante procurar incluir na dieta alimentos ricos em proteína vegetal e cálcio, entre outros nutrientes”, orientou.
De acordo com a nutricionista, alimentos como soja, grão-de-bico, tofu, quinoa, lentilha, espinafre, ervilhas e castanha de caju são alguns alimentos que podem substituir a carne, do ponto de vista nutricional. Incluir gradativamente mais legumes, verduras, leguminosas e hortaliças na dieta, aproveitando para passar mais tempo na seção de hortifruti, pode ser uma boa opção para quem planeja aderir a um cardápio vegetariano.
Larêssa Taise explica que uma mudança tão drástica na alimentação pode ser fonte de várias dúvidas, mas também um período de descobertas. “Para muitas pessoas, aderir a essa filosofia representa um sacrifício para valorizar a vida animal. Esse é um processo que precisa ser feito de maneira muito responsável. Por isso, o primeiro passo é buscar um nutricionista que possa auxiliá-lo nessa trajetória”, disse.
RECEITAS
O chef do Spazio Mateus, Antônio Alcântara, destaca que é possível ter uma alimentação, além de saudável, saborosa, sem utilizar ingredientes de origem animal. Ele compartilha abaixo duas receitas vegetarianas de dar água na boca: uma fritada de legumes e um espaguete de abobrinha. Confira:
Fritada de legumes
Ingredientes:
– 500g de legumes variados, de acordo com o seu paladar
– 4 ovos
– 50ml de água
– 2 colheres de sopa de farinha de trigo
– 01 tomate picado
– 01 cebola picada
– 02 dentes de alho
– coentro, cominho e sal a gosto
Modo de preparo:
Corte e tempere os legumes com o tomate e a cebola picados, o coentro e o cominho. Em uma frigideira, refogue com um fio de azeite e o alho. Adicione os 50ml de água e deixe ferver até secar a água.
Enquanto isso, bata os ovos com um garfo, misturando aos poucos a farinha de trigo. Depois, é só misturar os ovos batidos aos legumes refogados, colocar em um refratário e levar ao forno por cerca de sete minutos. Está pronto!
Espaguete de abobrinha
Ingredientes:
– 01 abobrinha
– duas xícaras de água
– 01 fio de azeite
– sal a gosto
Modo de preparo:
Passe a abobrinha por um ralador, para que ela fique cortada em tiras de 09 a 10 cm. Coloque para ferver na água com sal e um fio de azeite por dois a três minutos, apenas o suficiente para modificar a textura. Para temperar, você pode usar tomates, cebolinha, azeite e manjericão. Acerte o sal e prontinho, é só aproveitar.