Crescimento do e-commerce ajuda os consumidores nas compras do mercado

11
O interesse dos consumidores em fazer compras online deverá permanecer após a pandemia de covid-19, aponta pesquisa.

Não é de hoje que a tecnologia vem proporcionando mudanças nos hábitos dos consumidores. Com a pandemia, o mercado de vendas on-line, ou e-commerce, como é conhecido, ganhou ainda mais forças. Se em 2019 eram os eletroeletrônicos os campeões de vendas, com a pandemia os itens de supermercados saíram na frente e viraram a grande aposta dos gigantes do varejo online.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm), compras em supermercados online registraram em 2020, um aumento de 180%, momento em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o Brasil como um dos países afetados pela Covid-19. 

Para alguns consumidores, a prática que começou no início da pandemia hoje se tornou um costume e uma garantia de economia. “Logo quando começou a pandemia eu e minha família adotamos as compras online para garantir nossa segurança. Achei um formato muito seguro, prático e rápido. Hoje, além de todas essas vantagens, já consigo perceber uma economia bastante significativa em comparação com as compras presenciais”, revela a jornalista Tatiana Fagundes. 

Exemplo de sucesso

Na maior rede varejista do Norte/Nordeste e a quarta maior empresa de varejo alimentar do Brasil, o Grupo Mateus, o e-commerce é um exemplo de sucesso em meio à pandemia. O app Mateus Mais reúne em uma só plataforma todas as vantagens do e-commerce que o Grupo já oferecia de forma segmentada, a exemplo do Canto do Chef, Mateus Online e Mateus APP. A plataforma conta ainda com o modelo de compras conhecido como cashback.  

Apesar de ter nascido no mercado off-line, o Grupo evoluiu para o online acompanhando as tendências e evoluções tecnológicas e mercadológicas. Com a criação de um aplicativo fácil, moderno e prático, desenvolvido por sua própria equipe de TI (Tecnologia da informação), o Grupo conta com uma ferramenta pensada para oferecer promoções personalizadas para cada cliente. “O app faz parte de uma evolução e uma tendência mundial digital que já existe no mercado. Com a pandemia esse novo modelo de compras digital foi acelerado, por conta dessa demanda toda de venda de e-commerce, estamos participando de um movimento e o Grupo Mateus que sempre esteve pensando lá na frente, não poderia ficar fora disso, foi uma tendência natural migrar para esse tipo de ação”, explica Hudton Bandeira, Gerente de Marketing do Grupo Mateus

Crescimento do e-commerce

O interesse dos consumidores em fazer compras online, alavancado pelo isolamento social, deverá permanecer após a pandemia de covid-19, é o que revela a pesquisa Impactos da Pandemia no Comportamento do Consumo do Brasileiro, realizada pelo Instituto Locomotiva. Foram ouvidas 2.006 pessoas de 72 cidades de todos os estados do país.

Poucos setores da economia têm crescido em ritmo tão veloz no Brasil quanto o e-commerce. Sozinho, o comércio eletrônico registrou um salto recorde em 2020, refletindo o aumento na demanda por conta da pandemia de coronavírus e também o maior número de empresas que decidiram entrar no setor, segundo levantamento da ABComm.

De acordo com o estudo, o crescimento nas vendas foi de 68% na comparação com 2019, elevando a participação do e-commerce no faturamento total do varejo, que passou de 5% no final de 2019 para um patamar acima de 10% em alguns meses do ano passado.

A associação estima ainda que cerca de 20,2 milhões de consumidores realizaram pela primeira vez uma compra pela internet em 2020 e que 150 mil lojas passaram a vender também por meio das plataformas digitais. Ao todo, foram mais de 301 milhões de compras pela internet, com um valor médio de R$ 419, segundo o balanço.

Os números apontam mais que resultados positivos para o e-commerce, como também um hábito que veio para ficar na rotina dos brasileiros por aliar comodidade, praticidade e segurança ao alcance das mãos.

Notícias Relacionadas