“Pratos com milho, mingau, paçoca, além do tradicional arroz de cuxá… só de lembrar já dá água na boca! Sem dúvidas, a comida é uma das melhores partes do arraial”. Se você, assim como a costureira Marylourdes Lindoso, 56, também está ansioso para a chegada no São João e se pega pensando na variedade de comidas tradicionalmente nordestinas muito encontradas na festança, fique de olho nos benefícios que alguns alimentos juninos também podem trazer.
Para a maranhense Marylourdes, as comidas típicas resgatam boas memórias da infância. “Me lembro das apresentações de quadrilha que participava ainda menina. Depois de dançar, sempre ganhávamos esses lanches e era uma festa à parte. Cocadas, batata doce… tinha de tudo”, recorda.
E, na imensidão de possibilidades saborosas disponíveis nas barraquinhas dos arraiais, também é possível escolher opções saudáveis e que trazem benefícios à saúde. Para a nutricionista do Grupo Mateus, Larêssa Costa, o importante é manter o equilíbrio sem exageros. “Muitos alimentos que estão na festa junina são saudáveis, basta estar atento aos acompanhamentos para não agregar muitos açúcares ou gorduras, por exemplo. Mantendo a moderação na hora de comer, é possível agradar não só o paladar, mas também manter a saúde”, afirma.
Para conhecer alguns desses alimentos e saber quais são os reais benefícios para a sua saúde, a profissional elaborou uma lista recheada de curiosidades, a seguir:
Canjica
Além de saborosa, uma canjica tradicional pode ser bastante nutritiva. Na receita, há leite, rico em sais minerais, como cálcio, potássio, sódio e magnésio, em vitaminas A, D, B2, B12, triptofano e em ácido fólico, o que ajuda a prevenir doenças, o envelhecimento precoce e dá a sensação de bem-estar.
A canela e o cravo usados têm também um papel importante para o organismo, já que diminuem o índice glicêmico, ou seja, fazem com que o corpo demore mais tempo para transformar o açúcar em glicose – dificultando o processo de engorda. Mas, cuidado: todo esse efeito pode ser prejudicado com o uso de açúcar em excesso ou de leite condensado, que alteram o sabor original e podem ser prejudiciais à saúde.
Pipoca
Se for preparada sem gordura nem sal em excesso, a pipoca possui altos níveis de antioxidantes, que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, neurológicas, envelhecimento precoce e até do câncer. Outra vantagem é que essa guloseima possui muitas fibras, o que contribui para a saciedade e o funcionamento do intestino, e ácido fólico, bom para tratar problemas cardiovasculares e anemias, além de magnésio e vitaminas B1 e B2.
Milho e derivados
Seja em forma de pamonha ou cozida, o milho é um item típico bastante saudável. Ele é rico em fibras, betacaroteno (que dá cor alaranjada e é uma fonte de vitamina A), zeaxantina e luteína, dois flavonoides que ajudam a prevenir cegueira noturna e degeneração de mácula ocular. Para consumir essas delícias, é importante não exagerar na quantidade de sal e de manteiga. Vale lembrar, inclusive, que a manteiga é uma opção mais saudável que a margarina.
Amendoim
Essa leguminosa, consumida torrada, como pé-de-moleque ou paçoca, pode ser bastante saudável, se houver moderação. Isso porque o amendoim é rico em antioxidantes, muito importantes na prevenção de doenças, e tem ação proteica similar à do feijão. Ele também é uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais, que fazem bem ao organismo.
Caldo de feijão
O caldo de feijão é outro prato que pode ser considerado “perfeito”, ainda mais se preparado com carnes menos gordurosas, como carne seca, lombo ou músculo. Esta última é a melhor opção, já que o entremeio da carne possui colágeno e não gordura. Além dos itens adicionais, quem come ainda tem os benefícios da leguminosa, como a proteína, o ferro e os antioxidantes.
Agora que você está preparado para montar seu prato junino sem prejudicar a saúde, é hora de iniciar com o pé direito e aproveitar as festas!