Confira três receitas de arroz que dão água na boca e valem por uma refeição completa
Poucos hábitos são tão brasileiros como o de incluir o arroz como um dos principais acompanhamentos do almoço de todo dia. O grão, que é originário da Ásia, se tornou popular em terras brasileiras por volta do século XIX, com a chegada da corte portuguesa no Brasil. Maranhão, Bahia e São Paulo foram os estados em que o prato ganhou mais rapidamente a preferência da população e se tornou um produto comercial. O chef do Spazio Mateus, Antônio Alcântara, aproveita a facilidade do preparo dessa preferência nacional e ensina três receitas de arroz bem brasileiras e que valem por um almoço completo. Bom apetite!
Arroz Maria Isabel
Que esse prato que mistura arroz, carne seca e linguiça calabresa é originário do Piauí, você já sabia. Mas você sabe quem era Maria Isabel? O prato foi criado para homenagear a esposa de Simplício Dias da Silva, um fazendeiro local, cuja esposa se chamava – adivinha só? Maria Isabel. Confira abaixo como preparar essa receita.
Ingredientes:
1 kg de arroz
200g de carne de sol ou charque
200g de linguiça calabresa
100g de bacon
2 cebolas grandes, picadas
2 tomates grandes picados
2 pimentões coloridos
1 colher de chá de colorau
1 pitada de coentro
2 dentes de alho
Modo de preparo:
Em uma panela, refogue os temperos, aproveitando a gordura do bacon. Enquanto isso, pode deixar o arroz cozinhando. Depois que os temperos refogarem, você pode adicionar o colorau e o coentro. Junte tudo e acerte o sal se necessário. Agora é só servir!
Baião de dois
Já o baião de dois vem lá das bandas do Ceará, e é perfeito para aproveitar aquela sobra de arroz de ontem que ainda está na geladeira. Confira abaixo o passo a passo da receita:
Ingredientes:
1kg de arroz
500g de feijão cozido al dente
200g de linguiça calabresa
02 cebolas picadas
02 tomates picados
02 pimentões picados
02 dentes de alho
01 colher de extrato de tomate
Modo de preparo
Cozinhe o arroz, tendo o cuidado de deixá-lo bem úmido e molinho. Já o feijão precisa estar cozido al dente, isto é, nem mole, nem duro demais. Daí, é só refogar todos os temperos com o feijão e a calabresa e, em seguida, juntar tudo na mesma panela. Bom apetite!
Arroz de cuxá
E é claro que não poderia faltar um queridinho da culinária maranhense! Vale lembrar que o cuxá, ainda por cima, é rico em vitaminas e antioxidantes. Você sabe fazer arroz de cuxá? Confira abaixo a receita!
Ingredientes:
1kg de arroz
400g de camarão seco
3 maços de vinagreira (não esqueça de desgalhar a vinagreira)
2 tomates picados
2 cebolas picadas
01 limão
01 pimenta de cheiro
Modo de preparo:
Cozinhe as folhas de vinagreira em uma panela com água e um pouco de limão, para cortar a acidez. Quando elas começarem a murchar, é hora de retirar do fogo e picar as folhas em pedaços bem pequenos.
A seguir, refogue os temperos com o fio de azeite. Depois de refogar, é a vez de acrescentar o camarão seco e a vinagreira, deixando refogar por mais alguns minutos. Uma dica interessante do chef Antonio é usar um pouco da água da vinagreira para cozinhar o arroz, dando um toque mais especial e saboroso ao prato. Depois é só juntar tudo e servir. Um bom almoço para você!